Informações Gerais

Informações Gerais

A MELHOR ÉPOCA PARA VIAJAR: A Turquia é um país que pode ser visitado durante todo o ano.

ESTAÇÕES DO ANO: Primavera: Março, Abril, Maio, Verão: Junho, Julho, Agosto, Outono: Setembro, Outubro, Novembro, Inverno: Dezembro, Janeiro, Fevereiro

CLIMA: A primavera é quente e úmida com temperaturas amenas. Os verões são leves, relativamente secos, com uma temperatura média de 26°C entre Junho e Agosto, com máxima de 30°C e mínima em torno de 18°C. Os outonos são frios, chuvosos e ventosos. A Turquia tem invernos frios e húmidos, frequentemente com neve, os meses de inverno a partir de Dezembro a Fevereiro são aqueles com maior pluviosidade, e a temperatura pode cair até - 30 °C em algumas cidades do oeste da Anatólia. Em geral, Turquia tende a ser um país ventoso por causa de sua geográfia montanhosa. Antes de viajar, confira a previsão do tempo (http://br.weather.com).

O QUE LEVAR: Devido à variação climática que há, mesmo em distâncias tão curtas, é aconselhável que leve casacos de frio, trajes de banho, jeans e sapatos confortáveis. Leve também protetor solar e é claro, uma câmera.

VOLTAGEM: A corrente elétrica da região é de 220 volts.

BAGAGEM (VOOS INTERNOS): É permitido levar uma mala com até 20 Kg por passageiro e uma bagagem de mão de até 5 Kg. Não se esqueça de identificá-las e fechá-las adequadamente.

MOEDA: A moeda oficial da Turquia é Lira Turca (TL). As casas de câmbio são facilmente encontradas nos pontos turístos das cidades visitadas. O Euro e Dolár também são aceitos como moeda de troca na Turquia.

COMPRAS: Durante a sua estadia será certamente tentado pelas compras. Antes de tudo, não se esqueça que a negociação é regra, e que não existe porcentagem de desconto: siga o seu instinto! Aceite o chá de entrada, ajudá-lo-á a sair vitorioso. Entre os objetos que o poderão seduzir, destacamos essencialmente os tapetes, as peles/couros, as jóias e as cerâmicas. Os tapetes utilizados há séculos no Oriente estão associados aos povos da Turquia cuja história começa com a chegada dos seljúcidas à Anatólia. Hoje ao visitar as lojas terá a oportunidade de admirar a sua beleza, quer sejam em lã ou seda, e até poderá vê-los a serem feitos. A pele/couro é, regra geral, de excelente qualidade e com bons preços. Quanto às jóias, a Turquia ocupa um lugar importante no mercado mundial, lá poderá encontrar inúmeras pulseiras, anéis e colares de todos os estilos em ouro 14 quilates (mais comum) ou 18 quilates (cada loja tem o hábito de afixar a cotação do ouro e da prata).  As lojas de cerâmica são tão procuradas em toda a Turquia, que viraram atração turística. Dificilmente você vai visitar a área sem ser convidado a entrar na fábrica e conhecer todo o processo de produção. Em formas de pratos, jarras, xícaras, azulejos, vasos, bowls... os artesões transmitem algumas das técnicas vindas do tempo dos hititas, no ano 2000 A.C. sem perder a essência de como era antigamente. Outras opções são os shoppings centers que são em sua maioria próximos à estações a de metrô ou em regiões de rápido acesso partindo das áreas turísticas, como Istinye Park, Cevahir, Kanyon, Avenue Bagdad, Optimum...

VACINA: Não há nenhuma vacina obrigatória.

EMBAIXADAS, CONSULADOS-GERAIS E HONORÁRIOS NA TURQUIA: Acesse: https://diplomatic.mfa.gov.tr/missions.aspx?selMenuId=4 

VISTO: É necessário Passaporte para embarque. Importante verificar se o país de destino exige visto de seu país natal. Para mais informações sobre o visto para estrangeiros, acesse este link: http://www.mfa.gov.tr/visa-information-for-foreigners.en.mfa

- Menores de 18 anos: autorização por semelhança* de pai e mãe, com firma reconhecida em 3 vias (para menores viajando sem a presença do pai e da mãe, acompanhados por terceiros maiores e capazes). A mesma regra aplica quando acompanhados por apenas um dos pais, autorização por semelhança* do genitor que não viajará.

HOTÉIS: Geralmente as diárias dos hotéis iniciam-se às 12h00 e encerram-se às 14h00.

PONTOS TURÍSTICOS: Grande Bazar: está fechado nos domingos, Palácio Topkapi: está fechado nas terças, Santa Sófia: está fechado nas segundas, Palácio Dolmabahçe: está fechado nas segundas e quintas, Palácio Beylerbeyi: está fechado às segundas e quintas.

Cadastre-se

Tudo o que você precisa para desenvolver uma parceria de sucesso duradoura na Turquia é a MTI.